domingo, 6 de julho de 2014

Meta para Independência Financeira

Olá pessoal, tudo bem?

Estou de volta e gostaria de esclarecer e definir com vocês minhas metas financeiras, pois na verdade eu disse na última postagem(e primeira também rs) que iria mostrar minha meta financeira e acabei falando e falando e só coloquei meu fechamento mesmo do mês de Junho/14.
Então vamos lá, não vou colocar gráfico nem planilhas requintadas, pois não tenho a menor habilidade no momento com isso, nada que não possa desenvolver com o tempo. 
Minha meta primária para os próximos 10 anos é acumular um patrimônio líquido de R$3.000.000,00(Três milhões de reais) tanto em ações, FII's, TD ou o que durante esse percurso eu analise como melhores opções para investimento.
Apesar de parecer uma meta bem alta e ambiciosa, eu fiz vários cálculos e analisei o mercado nos últimos 10 anos também de algumas ações que já visualizo para minha carteira e vi que um determinado valor de aporte corrigido ao longo dos anos e uma taxa que eu acredito não ser impossível ao mês, na minha opinião, não que vai ser uma taxa fixa todo mês, mas mesmo com a volatilidade dar uma média, posso sim alcançar minha independência financeira.
Eu não contei com recebimentos de dividendos, nem recebimentos de aluguéis ou JSCP. Esses valores são apenas de recursos próprios, o que pode ocorrer variações durante o percurso, pois todos nós estamos sujeitos a contratempos, mas esses valores que deixei de fora, vou considerar como uma emergência, caso não consiga o valor total do aporte. 
Também gostaria de salientar que não sou vidente, muito menos especialista para saber que está tudo certo e que vai ser como um passeio no parque. Sei que vão ter ajustes ao longo do tempo, mas como sou iniciante no mundo dos blogs, gostaria de opiniões se os valores e taxas que coloquei na tabela são possíveis na opinião de quem está a mais tempo na estrada.
A meta secundária vou deixar mais pra frente, pois quero ver o meu primeiro ano como será meu desempenho.
Eu coloquei propositalmente a meta dos 10 anos para coincidir com meu aniversário de 40 anos, que com a graça de Deus será uma festa do cacete em comemoração rsrsrs.

Segue a planilha abaixo.



6 comentários:

  1. Olá A40,
    Sua meta é bacana, mas queria deixar algumas observações, já que você pediu por opiniões.
    Pelo que entendi, sua meta trabalha com uma rentabilidade de 2% ao mês, em média. Na minha opinião esta rentabilidade é alta para ser conseguida no longo prazo. E no fina da meta ela é aumentada para 3%. Não é impossível conseguir isto, mas na minha opinião não será nada fácil.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá AdP,

    Como eu disse no post é uma meta de taxa de rentabilidade que eu espero, sei que terão variações e muitas, tanto para positivo quanto para negativo, mas acreditaria que pudesse chegar nessa taxa.
    Na sua opinião e experiência, uma taxa que eu deveria esperar, ou melhor, me basear na minha tabela de expectativa seria na faixa de quantos %??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu procuro ser mais conservador m minhas metas. Um taxa de 1% já daria um planejamento mais factível, apesar de não ser nada certo.
      Abraços

      Excluir
    2. Ok. Obrigado pela dica AdP.

      Abraço.

      Excluir
  3. 2% ao mês é quase impossível para o investidor comum. Coloque uma mais realista: 1%.
    3 milhões daqui 10 anos não serão os 3 milhões de hoje, coloque o efeito da inflação e aumente esta meta.
    Aí sim poderá se aposentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bom UB!

      Obrigado pela informação. Vou fazer essas correções na tabela e volto a postar, com ela modificada e com o efeito da inflação. Não sou especialista em excel, mas se tiver algum erro pode criticar, pois críticas construtivas são sempre bem-vindas.

      Grande abraço.

      A40

      Excluir