sábado, 5 de julho de 2014

Fechamento - Junho de 2014

Olá pessoal, tudo bem?

                 Tomei coragem para criar esse blog, realmente, hoje, depois do jogo do Brasil X Colômbia, pela Copa do Mundo. Admiro muito todos os blogueiros que criam blogs e mostram suas carteiras, comentam, aceitam sugestões, compartilham seu sonho de independência financeira, que todos almejam, mas poucos tomam coragem de pegar firme e fazer algumas renúncias para alcançá-lo. Tenho alguns em especial que gosto de acompanhar, pois não da tempo de ver todos, e neles me inspirei e tomei coragem de começar a postar meus fechamentos e, talvez com o tempo, expor minhas humildes opiniões sobre o mercado financeiro.
                 Antes de mais nada, quero dizer que não sou nenhum especialista e Ações, FII's e Tesouro 
Direto, algumas coisas eu aprendi nos blogs e me aprofundei, como os FII's, que eram um bicho-papão no começo até eu saber onde se analisava os balanços, relatórios, etc. 
                 Venho mostrar meu desempenho de certa forma, pois ao acompanhar alguns blogs e ver como eles começaram, me deu mais incentivo ainda para ir com mais afinco no meu projeto de independência financeira, pois a maioria que eu vi, começou com pouco e foram aos poucos engordando seus investimentos, seja por aportes, rentabilidade ou ambos. Isso meu deu um gás, pois quando vemos que tal pessoa vive de renda ou o cara conseguiu economizar 1 milhão em tantos anos, acho que já pensamos "esse cara nasceu em berço de ouro" ou "deve ganhar horrores de dinheiro" ou umas da que eu acho até graça quando ouço é "O fdp deve ser traficante" ou "deve ta roubando, não é possível". Então, ao ver todos aos poucos e tomando decisões inteligentes foram construindo suas carteiras e dando um passo de cada vez para suas fortunas pessoais, e isso me motivou muito e acredito que do mesmo jeito que vocês contribuíram para me dar forças e provavelmente para muitos outros que estão nos bastidores nesse momento, eu gostaria de contribuir da minha maneira para incentivar outras pessoas a darem o pontapé inicial e juntos alcançarmos nossa tão almejada independência financeira.
                   Hoje eu tenho 29 anos e faço 30 no mês que vem, em agosto, e coloquei para mim uma meta pessoal de me aposentar aos 40 anos, ou seja, não vou sentar na cadeira de balanço e cruzar os braços, mas vou ter uma renda que me sustente e ainda sobre um bom dinheiro, para que eu possa diminuir meu ritmos de trabalho, folgar mais vezes, viajar mais, curtir mais a vida. 
                   Então visto isso eu terei que ser mais arrojado nos meus aportes e dar uma segurada boa nos gastos de casa. Não sei como funciona ao certo os blogs e estou aprendendo. Conto com a ajuda de vocês para opiniões na carteira e sobre empresas, FII's (que conheço pouco, mas vejo que é um bom negócio pro futuro). 
                   Bom pessoal, acredito que por hora é só, mais pra frente venho tentar me apresentar melhor e vamos aos poucos fazendo amizade e nos conhecendo. Grande abraço.

Segue abaixo o fechamento de Junho.

Comecei a economizar mesmo faz uns 2 meses, então minha carteira é mais fraca, mas vou colocar assim mesmo desde o começo para mostrar o passo a passo dos meus investimentos.

Tesouro Direto
Na parte de Tesouro Direto tenho apenas um título em LTN




Eu comecei e já ia colocando uma parte em TD, mas logo fui conhecendo os FII's e parei com TD até entender mais como funcionava o mecanismo, então provavelmente mês que vem já não terei esse título mais, visto que irei aportes em FII.
Mas ele me deu uma boa rentabilidade de 3,46%



O investimento em FII

Comprei apenas um esse mês, mas já estou de olho em mais dois para se juntarem ao grupo.



Comprei o RNGO11 e tenho já engatilhado o HGLG11 e o FVBI11, que tem ótima rentabilidade pelo que pesquisei e são bem sólidos.


Segue com rentabilidade de -2,03%


Vamos agora para os Fundos de Ações que tenho no Banco Itaú, que já estou tentando sair fora para aportar eu mesmo em ações, mas ainda tenho que esperar pois estou com um pouco de prejuízo e acredito que tem como recuperar.


Esse mês deu uma caída, mas vou esperar um pouco antes de retirar minha posição. Segue com rentabilidade de -5,35%

Junto com esse fundo, tenho mais um que é o de Renda Fixa, que vou te falar é uma droga, mas já vou encerrar minha posição e adquirir FII's


Como podem ver não tive prejuízo, mas as taxas de administração vão acabar comigo junto com o IR, logo os FII são melhores opções. Segue com rentabilidade de 0,48%

Agora as Ações

Tenho três empresas por enquanto na minha carteira e três que considero muito boas em minha humilde opinião, deviso as análises de balanço que eu fiz delas nos últimos 10 anos.
São elas a ABEV3, NATU3 e WEGE3.


A ABEV3 eu já comprei logo de cara, foi a primeira que investi, logo depois queria a Natura, mas achava que o preço tava alto, outra vez na minha humilde opinião, então adquiri um pouco, apenas 25 cotas, e logo no fim do mês deu uma caída e resolvi adquirir mais 44 cotas, ficando com 69. Depois comprei a WEGE3 e encerrei o mês. 


Segue com rentabilidade de -2,32%.

Para o mês de Julho eu venho com novas ações que estou de olho a algum tempo e alguns FII's. então resumindo meu mês de Junho não foi tão satisfatório, mas eu já esperava no começo até acertar minha carteira.
Começo com vocês com uma rentabilidade negativa de -2,92%, mas que vou recuperar.


Resultado Consolidado
Aporte do mês: R$7.109,07
Valor da carteira: R$15.336,43

Carteira com rentabilidade de -2,92% no mês e -2,34% no ano.
Levando em consideração o aporte e a rentabilidade, tive um crescimento de 76,5% no meu patrimônio, devido ao aporte que foi generoso esse mês.

Segue abaixo o gráfico da minha carteira e a evolução do patrimônio.




Então pessoal, só para esclarecer, eu estou usando as planilhas do AdP, que por sinal são excelentes e estão me ajudando muito.
Vou ficando por aqui e para as próximas postagens eu vou melhorando o texto e tentando explicar melhor.
Um grande abraço a todos.

2 comentários:

  1. Legal sua carteira.
    Sobre o fundo de ações do Itau, veja se realmente vale a pena esperar empatar para sair fora. Se você não está confortável com um investimento, talvez seja melhor sair logo dele.
    Belo aporte. Se continuar assim vai me passar fácil, rs.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigado AdP!
    Vou analisar esse mês a respeito do Fundo de Ações.
    Não sei se te passo assim tão rápido não rsrs, estou em alguns meses bons, mas pro fim do ano geralmente diminui um pouco. Mas vamos trabalhar para que continue assim rsrs.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir